Reinaldo

Congresso deve investigar 'possível espionagem' dos EUA, diz Renan via @Reinaldo_Cruz

Contestado por muitos Renan Calheiros esta mais forte do que nunca
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta segunda-feira (8) por meio de nota que o Congresso Nacional deve “averiguar” e “exigir explicações” sobre as denúncias de espionagem pelos Estados Unidos a telefonemas e e-mails de brasileiros e pessoas com passagem pelo Brasil. Segundo Renan, pelo menos duas comissões devem procurar esclarecimentos.
Reportagem do jornal “O Globo” publicada no domingo (7) afirma que, na última década, residentes ou pessoas em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). Nesta segunda, o jornal informou que até 2002 funcionou em Brasília uma das estações de espionagem onde agentes da NSA trabalharam em conjunto com a Agência Central de Inteligência (CIA) norte-americana.
“As informações divulgadas sobre possível espionagem de comunicação de cidadãos brasileiros são graves, preocupantes e devem ser investigadas em profundidade. Ao Congresso Nacional cabe averiguar a veracidade das informações e exigir as explicações das autoridades”, afirmou Renan na nota.

Leia mais:G1 - Congresso deve investigar 'possível espionagem' dos EUA, diz Renan - notícias em Política

Comentários

Questão

Folha Poder